Escolha uma Página

Perder um documento é algo comum nos dias de hoje, seja por extravio, furto ou esquecimento mesmo. No caso do CPF (Cadastro de Pessoa Física), a solicitação de um novo documento pode ser feita diretamente pela internet.

Assim, sem grandes problemas. Há algum tempo atrás, este procedimento só poderia acontecer por meio de um local autorizado. Como o Poupa Tempo, por exemplo. E exigia uma série de etapas para ter a 2ª via do documento em mãos.

Abaixo, confira como solicitar a 2ª via do seu CPF.

Publicidade

Identifique o número do seu CPF

Antes de tudo, é preciso ter o número do seu documento em mãos, mesmo não tendo o documento. Todos os cidadãos possuem o mesmo número de CPF, independente de tê-lo perdido ou não. Portanto, separe o número do documento.

Caso não tenha anotado, você pode ter acesso ao mesmo em alguma fatura, talão de cheques ou site da faculdade (caso tenha cursado). Se mesmo assim não tiver identificado o número, acesse o site da Receita Federal ou compareça a algum posto de atendimento do órgão.

Publicidade

Posteriormente, passe aos próximos tópicos.

Como agir em caso de roubo, perda ou extravio

O Cadastro de Pessoa Física não possui foto do usuário, muito menos assinatura. Mas se o número cair em mãos erradas o pior pode acontecer.

Publicidade

No caso de perda, roubo ou extravio, o melhor a ser feito é a abertura de um Boletim de Ocorrência, a fim de registrar o caso.

Entretanto, se o seu CPF tiver sido usado indevidamente será necessário fazer o registro de boletim de ocorrência imediatamente. Ou procurar um advogado para tomar conta do ocorrido. Sendo assim, receber a indenização pelos danos sofridos acontece com mais rapidez.

Como tirar 2ª via CPF

A emissão da segunda vida do seu CPF pode ser facilmente feita em unidades do Correios, Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal. Desse modo, basta ter em mãos o número do CPF e o título de eleitor também. Feito isso, compareça a uma unidade dessas três instituições e solicitar a 2ª via do seu CPF.

No entanto, a fim de facilitar a vida, o procedimento pode ser realizado pela internet.

Acesse o site da Receita Federal aqui e siga o passo a passo para realizar o pedido da segunda via do Cadastro de Pessoa Física.

1º Passo

Primeiramente, já na página da receita federal, clique em “Serviços”, localizado no menu azul na parte superior da página. Em seguida na aba Destaques, selecione o serviço “CPF”.  

 

 

2º Passo

Você será direcionado a aba ser serviços de CPF, lá deverá clicar em “2ª Via CPF”, conforme demonstramos na imagem.  

 

 

3º Passo

Logo após, será solicitado a você como irá fazer a impressão em determinadas situações. Caso tenha apresentado a declaração do imposto de renda nos últimos dois anos, selecione a opção 2. Para quem declara imposto de renda:

  • Você precisa dos números que são recebidos de acordo com as sua Declaração de Impostos (DIRPF), sendo do ano atual ao anterior.
  • Quem declara precisa acessar este link para retirar a 2 Via CPF Online.

Caso contrário, se não houver feito a declaração do IRPF, selecione a primeira opção igual mostrado na imagem abaixo.  

 

 

4º Passo

Aqui você precisará informar alguns dados básico para a impressão. Sendo eles:

  • Número do CPF
  • Nome Completo
  • Data de Nascimento
  • Nome Completo da Mãe
  • E o seu número de título de eleitor.

Sem estar informações não é possível imprimir o CPF. Se estiver tudo preenchido, clique em enviar.  

 

 

Cabe destacar que o procedimento pode ser feito quantas vezes o proprietário do documento quiser, não em um número total. Por isso, sempre que você perder o CPF poderá recorrer à ferramenta da Receita Federal. Seus dados não serão publicados em local algum e o comprovante não fornece nenhuma informação de cunho financeiro.

O recomendado é plastificar o documento, que poderá ser impresso diretamente em uma impressora residencial. A partir do momento que você plastifica o documento, ele fica mais resistente e difícil de ser perdido por qualquer ocasião do dia a dia.  

Além do mais, outra boa dica é sempre manter uma cópia do CPF guardada, uma vez que é possível imprimir mais de uma via do documento no site da Receita Federal. Dessa forma, solicitar a 2ª via não será mais um problema.

 

 

Consulta CPF – É bom saber

Juntamente com a segunda via do CPF é possível engatar um assunto tão importante atualmente que é a questão da Consulta CPF. Sabe-se da importância de consultar o CPF hoje em dia e como esta consulta o mantem atualizado em relação ao mercado, evitando que seu nome vá parar em órgãos como o SERASA e/ou o SPC.

Saber como consultar o CPF é muito importante atualmente, principalmente a você consumidor. Este serviço, assim como a própria 2 via do seu CPF são muito parecidos e são usados todos os dias por milhares e milhares de brasileiros, isto é bom saber.

Agora você já sabe a forma mais rápida e fácil de emitir a sua 2 Via CPF Online, então não perca mais tempo e cabelos em filas e assinando documentos.

O comprovante que você irá emitir terá o mesmo efeito que um cartão normal, então quando precisar para uma questão Bancária a opção online é a melhor. Então se sente na frente do seu computador e em menos de 15 minutos você irá emitir o comprovante da sua 2 via CPF!

Agora que você conferiu o passo a passo

Pin It on Pinterest